9 mins

Vestibular: universidades abrem inscrições para isenção e redução de taxas

As tradicionais Unicamp e USP estão aceitando solicitações de gratuidade ou redução dos valores cobrados para participar do vestibular
17 de maio de 2023 em Nacional
Foto: Getty Images

Desde o dia 15 de maio, candidatos que desejam ingressar em instituições como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de São Paulo (USP) podem solicitar uma redução ou a isenção da taxa de inscrição para o vestibular dessas instituições.

Essa possibilidade dispõe de pré-requisitos que variam de acordo com a entidade e tem como objetivo democratizar o acesso de todos às provas que oferecem a chance de estudar nas principais universidades do país.

Fuvest, o vestibular da USP

Para realizar as provas da Fuvest, um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, e concorrer a uma vaga na USP, os interessados devem desembolsar 191 reais, valor da inscrição do vestibular.

Quem desejar solicitar a isenção ou a redução dessa quantia tem até as 12h do dia 14 de julho para enviar o pedido. Além de cadastrar os dados pessoais, é necessário escolher entre três modalidades de isenção:

Isenção de taxa concedida pelo Conselho Curador da Fuvest: neste caso, o vestibulando deve obrigatoriamente ter cursado o ensino médio em escolas da rede pública e apresentar renda bruta por integrante da família de até 1.980 reais.

– Redução de 50% da taxa concedida pelo Conselho Curador da Fuvest: os solicitantes devem ter uma renda bruta por integrante da família entre 2.640,01 e 3.960 reais.

– Redução de 50% da taxa nos termos da Lei Estadual nº 12.782, de 20/12/2007: o candidato precisa comprovar que é estudante matriculado no ensino médio, em curso pré-vestibular ou superior. Além disso, demonstrar uma renda bruta por integrante da família de até 2.640 reais.

Quem se enquadrar em alguma das opções deve fazer sua solicitação no site da Fuvest. O resultado será divulgado no dia 3 de agosto, e as inscrições para o vestibular começarão no dia 17 do mesmo mês.

Unicamp

Assim como a USP, a Universidade Estadual de Campinas abriu o período de envio da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o vestibular. Atualmente, para se inscrever e fazer as provas tradicionais são cobrados 192 reais; já para o ingresso via Enem, 30 reais.

A isenção pode ser solicitada para as duas modalidades de vestibular até o dia 5 de junho, no site da comissão organizadora (Comvest).

Para pedir a isenção, todos os candidatos devem concluir ou já ter concluído o ensino médio em 2023. Devem também se enquadrar em algum dos seguintes grupos:

– Possuir renda bruta mensal por integrante da família de até um salário mínimo e meio e ser estudante de escola pública (6.680 isenções);

– Ser bolsista de escolas privadas (150 isenções);

– Ser funcionário da Unicamp/Funcamp (isenções ilimitadas);

– Ser candidato dos seguintes cursos de licenciatura: ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/física, matemática e pedagogia ou tecnólogos: análise e desenvolvimento de sistemas e em saneamento ambiental (isenções ilimitadas);

A lista dos estudantes contemplados será divulgada em 28 de julho, e as inscrições para o vestibular tradicional começarão em 31 desse mês. Em novembro, serão abertas as inscrições para a modalidade vinculada ao Enem.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!