Você já parou para pensar qual decisão tomou hoje para melhorar a sua vida futura? Em nosso cotidiano, estamos imersos num oceano de escolhas, sendo que muitas delas carregam em si potenciais transformações e cada decisão transformadora é um poderoso investimento!
Embora frequentemente confinado aos cofres do universo econômico e financeiro, o conceito de investimento extrapola esse universo. Falar em investimentos não é apenas discutir sobre ações, títulos ou commodities, trata-se de fazer escolhas que interferem no nosso futuro.
Para um jovem contemporâneo como você, que diariamente testemunha as transformações da sociedade, compreender claramente o conceito de investir em si mesmo é essencial para a sua jornada de vida, na direção de quem deseja ser.
Mas o que é investir em si mesmo? Gosto de definir investimento como o ato de renúncia à imediata satisfação presente para um aproveitamento mais farto e prazeroso no futuro. E isso, meus amigos e minhas amigas, não se limita só aos investimentos financeiros!
Por exemplo: o investimento em uma alimentação melhor. É uma batalha! Uma luta para escolher o que é verdadeiramente nutritivo, que fortalece nosso corpo, em detrimento do que é meramente prazeroso, porém efêmero e destrutivo. Alimentar-se melhor é ser um herói enfrentando dragões disfarçados de bolos, refrigerantes e salgadinhos. Esse é um investimento que coloca em jogo não somente a saúde física, como a qualidade da própria vida a ser vivida. E não estou falando de uma renúncia a um prazer, e sim de uma opção pelo bem-estar mais longevo para além do gozo efêmero do paladar.
O investimento na sua formação é similar! Existem muitos prazeres nos entretenimentos e no conforto no qual nos encontramos, e uma escolha pela busca do conhecimento e da dedicação aos estudos é uma renúncia ao seu tempo de hoje! É optar por deixar de lado o imediato e confortável, para abraçar uma jornada muitas vezes solitária, ainda que incrivelmente enriquecedora. Investir no seu conhecimento vai te dar um retorno de uma mente aguçada, de uma visão ampliada de mundo, de um espírito inquieto, que não se contenta só com o superficial. Isso certamente te trará oportunidades mais alinhadas com os seus objetivos e metas futuras.
Ter objetivos e metas inevitavelmente nos leva a falar sobre investimentos ligados ao mundo financeiro. Aqui, entramos no reino dos juros compostos, o que te deixa duas opções: pertencer ao time das renúncias do consumo imediatista e da vida futura abundante ou ao time da inebriante sereia dos consumos efêmeros e das consequentes dívidas que eles trazem. Essa modalidade de investimento não se trata apenas de um depósito frio numa conta bancária. Podemos enxergar que investir é a sabedoria de fazer um pacto com o seu futuro, acreditando num amanhã melhor.
Diante de todas as escolhas cotidianas, bolinhos e salgadinhos, o último modelo de smartphone e todas as demais tentações que nos cercam, lembre-se de que cada renúncia ao consumo imediatista é um passo em direção a um amanhã mais rico e próspero. E agora, qual será o primeiro investimento em si que você irá fazer?
Para continuar com essa reflexão, convido você a se juntar a esta coluna, chamada “Lições de valor”, do TINO Econômico. Meu nome é Gilberto Gil Passos, e é com o coração transbordando de alegria que digo: será um prazer tê-lo aqui, quinzenalmente, para compartilhar ideias, opiniões e conceitos sobre temas fundamentais ligados à educação financeira, economia e finanças! O que posso prometer a todos é que, ao fim desta jornada, estaremos todos mais ricos, não apenas de bens, como também de conhecimento!
Um forte abraço e até a próxima!