Este ano, as oportunidades de estágios em empresas de todo o país devem crescer 11%, segundo projeção realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee).
Você sabia? O Ciee é uma organização sem fins lucrativos que conecta companhias que precisam de estagiários com estudantes que desejam ingressar no mercado de trabalho. Ela é responsável por coordenar o processo de seleção, contratação, inclusão, gestão e desenvolvimento desses jovens. Com mais de 60 anos de história, presente em 19 estados e 2.589 municípios do Brasil, o Ciee já inseriu mais de 6 milhões de estudantes no mercado de trabalho, em diversos setores. |
Desde janeiro, 156,2 mil estagiários foram contratados por meio da plataforma, número 1,5% maior do que no primeiro trimestre de 2023, que registrou 153,8 mil estudantes contratados. O crescimento representa uma recuperação pós-pandemia, visto que antes da covid-19, havia 228 mil estagiários no Ciee.
Humberto Casagrande, CEO da organização, afirmou, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, que existe uma grande oportunidade para a relação entre empresas e estudantes. Segundo ele, há 48 milhões de alunos no Brasil, mas apenas 1,2 milhão, menos de 2% do total, estão estagiando.
Atualmente, existem dois tipos de estágio: para estudantes do ensino médio, que representa de 15% a 20% dos contratos da plataforma; e o estágio universitário, para quem já está cursando o ensino superior, responsável por 80% das contratações.
Segundo Casagrande, em 70% dos contratos fechados, os estudantes têm de 18 a 25 anos e, na maioria dos casos, estão buscando o primeiro emprego.
Balanço do primeiro trimestre
As áreas de administração, de educação, jurídica, de contabilidade e de marketing lideraram, nessa ordem, os estágios dos primeiros meses do ano.
São Paulo registrou o maior número de vagas. Segundo o CEO do Ciee, o interior do estado concentra alto número de fábricas e empresas, que precisam cada vez mais de jovens trabalhadores.
Hoje, a organização oferece 9.900 oportunidades de estágio, mas o número oscila todos os dias, já que novas vagas aparecem e contratações são realizadas a todo momento.
Fontes: Ciee, Folha de S.Paulo e Poder360.