Todo mundo ganha nessas olimpíadas

As competições de conhecimento financeiro ajudam no entendimento de economia e podem ser a porta para um futuro mais próspero para todos

As olimpíadas científicas têm desempenhado papel fundamental na educação, incentivando o aprendizado, promovendo descobertas e reconhecendo talentos. Elas estimulam o interesse dos estudantes por áreas específicas do conhecimento, além de desenvolver habilidades fundamentais para os jovens, como o pensamento analítico e crítico e a resolução de problemas.

O mundo da educação financeira também tem suas competições, iniciativas capazes de preparar jovens e adultos para os desafios financeiros do mundo moderno. Essas olimpíadas promovem oportunidades para que estudantes de diferentes origens e realidades socioeconômicas tenham acesso a uma educação financeira de qualidade e, assim, ajudem a construir uma sociedade mais equitativa e consciente.

OBInvest

A Olimpíada Brasileira de Investimentos (OBInvest) desafia os jovens a não apenas aprender, como também atuar como estrategistas. Os alunos do ensino médio se desenvolvem de modo interdisciplinar por áreas distintas, como matemática, computação, economia e história. A partir de situações reais, eles aprendem a tomar decisões de investimentos embasadas em análises de mercado, notícias econômicas e riscos das tendências financeiras. Assim, desenvolvem a capacidade de lidar com o risco e a recompensa do mercado, com a diversificação de portfólios e gestão de ativos.

Obef

Destinada a alunos do ensino fundamental e médio, a Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (Obef) tem atividades práticas como elaboração de orçamentos, planejamento financeiro e gestão de dívidas. Os estudantes aprendem sobre a importância da poupança, os mecanismos do crédito e as estratégias para tomar decisões financeiras. A Obef é uma oportunidade para que os jovens desenvolvam autonomia e segurança financeira.

Obecon

A Olimpíada Brasileira de Economia (Obecon) é uma competição fascinante! Ela se dedica a desbravar a mente dos jovens pelo universo da economia. Eles exploram teorias econômicas não como meras abstrações, e sim buscando aplicá-las em problemas concretos, desde análises de mercado e elaboração de políticas econômicas até os dilemas do desenvolvimento da sociedade.

Olitef

A Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef) é uma parceria entre o Tesouro Nacional e a B3. A competição engaja os estudantes por meio de disputas e atividades práticas, fornecendo ferramentas essenciais para compreender finanças pessoais, investimentos e economia, com o objetivo de empoderar os jovens para tomar decisões financeiras com clareza, contribuindo para formar uma geração consciente e responsável financeiramente.