“Poupar”, “arriscar” ou “investir”? Essas são as perguntas que guiam o jogo lançado pelo TINO Econômico com o Buxbank, aplicativo de conta digital desenvolvido por jovens que permite que crianças e adolescentes administrem a mesada.
Este é o primeiro lançamento de uma série de jogos gratuitos idealizados pela parceria, com o objetivo de unir forças para levar educação financeira de modo leve e divertido à sala de aula. O jogo Vida Financeira estimula que os estudantes exercitem escolhas, considerando a quantia disponível, a posição profissional e seus objetivos.
Os grupos começam o jogo com o capital de B$ 1.000 (mil bux) e, a cada rodada precisam escolher a melhor maneira de administrar esse dinheiro, com a consciência de que devem subir posições o mais rápido possível se desejam ganhar. A caminhada vai do cargo de estagiário a CEO, em uma simulação da vida profissional.
É possível escolher entre poupar, arriscar e investir o dinheiro. Cada opção traz vantagens e desvantagens descritas nas próprias cartas, além de um custo específico. Essa decisão pode — e deve — mudar a cada rodada.
Quem tomar as melhores decisões chega ao topo e vence. Quem não encontrar o melhor caminho pode falir e ser eliminado no meio da partida. De qualquer maneira, todos ganham conhecimento.