A Opinion Box, empresa especialista em soluções digitais de pesquisa de mercado, divulgou, em abril, um estudo que apresenta o perfil e comportamento dos usuários do TikTok no Brasil.
Cerca de 1.500 pessoas com o perfil ativo na rede social foram ouvidas, a maioria delas, representando 44% do total, tem de 30 a 49 anos, 31% tem de 18 a 29 anos e 25% estão na faixa do 50+. As mulheres são maioria na rede, com 53%.
Questionados sobre os hábitos de consumo, 42% dos entrevistados afirmam acompanhar notícias dentro da rede social, mas o maior interesse (60%) está em conteúdos de humor.
Cerca de 40% dos participantes da pesquisa apontam que usam o TikTok para descobrir novidades e 32% para se informar. Para 71%, essa também é uma rede para aprendizados.
Entre as preferências dos usuários, 32% seguem e têm como perfis favoritos aqueles que falam sobre finanças. O topo da lista é ocupado por contas de humor, com 59%.
Contrariando a ideia de que a rede social é apenas para aprender novas danças e se divertir com conteúdos engraçados, 47% acreditam que o TikTok é uma oportunidade para fazer contatos profissionais.
Além das conexões, a rede pode ser um canal de venda: 52% dos usuários gostariam que as marcas estivessem mais presentes na rede e 28% já compraram produtos ou serviços a partir de um anúncio visto enquanto rolavam a tela do app.