O Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu mais uma vez os juros em 0,5 ponto percentual, no dia 21 de setembro. A decisão fez a Taxa Selic chegar a 12,75% ao ano, o menor patamar em 16 meses.
Por que é importante acompanhar a Taxa Selic: Superquarta: Copom reduz Selic e Fed mantém os juros nos EUAUm pouco mais cedo, o Federal Reserve (Fed), Banco Central dos Estados Unidos, também decidiu por manter os juros do país inalterados em uma faixa de 5,25% a 5,50% ao ano. Esse continua sendo o maior nível das taxas desde 2001.
Quando as duas autoridades financeiras divulgam suas decisões sobre os juros no mesmo dia, o mercado financeiro chama a data de Superquarta, como já contamos aqui no TINO.
No comunicado divulgado logo após a reunião, o Copom sinalizou que ainda é cedo para esperar novas quedas nas próximas reunião, em virtude da situação econômica mundial. “O comitê notou a elevação das taxas de juros de longo prazo dos EUA e a perspectiva de menor crescimento na China, ambos exigindo mais atenção por parte de países emergentes.”
Há também uma preocupação com a questão fical aqui no Brasil. Ou seja, o comitê teme que a arrecadação do país fique menor do que os gastos e o Brasil feche mais um ano com as contas no vermelho.