Se você já se deparou com alguma notícia em jornais ou sites falando da Superquarta e não entendeu do que se tratava, o TINO esclarece. Superquarta é o nome dado ao dia em que coincide a divulgação das taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos.
Aqui no Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), reúne-se a cada 45 dias para decidir o percentual da taxa Selic. O encontro começa na terça e termina na quarta, quando é divulgado se a decisão do grupo é manter, abaixar ou aumentar a taxa.
Já nos Estados Unidos, o encontro do Federal Open Market Committee (Fomc) é realizado a cada seis semanas e a divulgação também é feita às quartas-feiras. Quando a quarta de lá coincide com a quarta de cá, o mercado financeiro chama a data de Superquarta.
Foi o que aconteceu no dia 3 de maio. Os Estados Unidos anunciaram um novo aumento de 0,25 ponto percentual na taxa de juros, estabelecendo-a no intervalo de 5% a 5,25%. Esse é o maior nível dos juros norte-americanos em 16 anos.
Aqui no Brasil, o BC manteve a taxa de juros em 13,75% pela sexta vez consecutiva. A decisão já era esperada pelo mercado financeiro. Em comunicado, o Copom declarou: “Considerando a incerteza ao redor de seus cenários, o comitê segue vigilante, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação”.
Por que isso é importante para o mercado financeiro
As decisões sobre os juros são relevantes porque estão profundamente atreladas a questões financeiras como:
Aquecimento da economia – Quanto maior a taxa de juros, mais caro fica para realizar empréstimos e financiamentos, o que inibe o investimento de empresas e o gasto dos consumidores.
Rendimento das aplicações financeiras – Como a taxa Selic é a taxa básica de juros no Brasil, ela serve de referência para os demais investimentos.
Apetite dos investidores pelo risco – Quando a taxa de juros básica está alta, o investidor acaba preferindo colocar seu dinheiro em modalidades de renda fixa, que costumam oferecer bons retornos, em detrimento de investimentos de renda variável, que são mais arriscados.