Quanto custa ser indicado ao Oscar?

Campanhas de divulgação milionárias estão por trás das indicações do maior prêmio do cinema mundial
11 de fevereiro de 2025 em Edições Impressas, Internacional
Foto: Getty Images

No dia 23 de janeiro, Ainda Estou Aqui, longa-metragem dirigido por Walter Salles que conta a história da família Paiva durante a ditadura militar no Brasil, foi nomeado a três categorias no Oscar: Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz, com a protagonista, Fernanda Torres, e Melhor Filme, indicação inédita para produções brasileiras. Em sua 97ª edição, o prêmio é o mais importante do cinema mundial.

As indicações são um feito inédito para o cinema brasileiro e resultado de uma longa — e cara — campanha internacional para chamar a atenção e cativar os mais de 10 mil integrantes votantes da academia do Oscar. “O filme tem um orçamento de campanha à altura de grandes candidatos norte-americanos”, afirma Juliana Sakae, especialista em campanhas de Oscar para filmes independentes e cofundadora do Muritiba Filmes.

A campanha

Segundo Michael Barker, copresidente da Sony Pictures Classics, distribuidora do filme brasileiro, todas as campanhas de Oscar têm o mesmo objetivo: fazer com que o maior número de votantes da academia assista ao filme. Para isso, inúmeras ações de divulgação são colocadas em prática (veja o quadro), em diversos países, por um período que pode durar meses. “Eu comparo uma campanha de Oscar a uma campanha presidencial — ela é tão intensa quanto”, conta Sakae.

As campanhas podem custar tão caro quanto as próprias produções — às vezes, até mais. Para se ter uma ideia, um anúncio publicitário na homepage de sites especializados, como a revista digital Deadline, custa 55 mil dólares (em torno de 318,5 mil reais). Já a publicidade em dez episódios de um podcast do grupo chega a 50 mil dólares (289,6 mil reais). Para ter um encarte na revista The Envelope, do jornal LA Times, é preciso desembolsar a partir de 67,5 mil dólares (391,4 mil reais). Se optar por um de meia página, o preço cai para 19,5 mil dólares (113 mil reais). Esses valores são pagos diretamente aos veículos.

O Oscar permite o envio semanal de e-mails aos votantes do filme para convencê-los a assistir às películas. Na fase inicial, em que os integrantes da academia votam em suas respectivas categorias (diretor vota para Melhor Direção, atriz para Melhor Atriz, e assim por diante) e na de Melhor Filme, o disparo de e-mails para uma das bases custa entre 500 e mil dólares (2,8 mil a 5,7 mil reais) por semana. É na fase inicial que são escolhidos os filmes indicados.

Já na fase final, quando os mais de 10 mil integrantes votam em todas as categorias, um único e-mail custa, em média, 3 mil dólares (17 mil reais). Ou seja, se um e-mail é disparado para toda a base, o valor fica em 170 milhões de reais.

No orçamento da campanha ainda devem ser contabilizados os gastos com passagens aéreas, deslocamentos de equipe, hospedagens e alimentação, somando mais alguns milhões de reais.

Quem paga essa conta?

Para arrecadar quantias, a produção de um filme busca parcerias com órgãos como consulados, instituições regionais de cinema e patrocinadores. Mas são as distribuidoras que assumem grande parte dos custos. No caso de Ainda Estou Aqui, essa função é desempenhada pela Sony Pictures Classics, desde maio de 2024.

Fontes: Academia Brasileira de Cinema e CNN.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!