Quais são as carreiras que estarão em alta em 2023? E quais habilidades as companhias estarão buscando na contratação de funcionários? Essas são algumas perguntas que o Guia Salarial 2023, da empresa de recrutamento Robert Half, busca responder.
Para o ano que vem, os segmentos que estarão em alta, ou seja, que terão mais chances de contratação e crescimento profissional serão os de tecnologia, bens de consumo, logística/infraestrutura, varejo/e-commerce, agronegócio e saúde.
Os profissionais mais desejados serão aqueles que, além do conhecimento técnico, apresentarem habilidades comportamentais (soft skills) como:
Flexibilidade – ser aberto a mudanças e novas necessidades que venham a ser demandadas pela empresa.
Comunicação – capacidade de se fazer entender nas diferentes situações de maneira clara e objetiva, sem se fechar para o diálogo, mostrando interesse genuíno em ouvir o que o outro tem a dizer.
Adaptabilidade/resiliência – habilidade de se reinventar em momentos de crise ou quando uma mudança de cenário muito brusca acontecer.
Senso de dono – as empresas querem que os funcionários ajam como donos, ou seja, que cuidem do negócio como se fosse seu proprietário, com iniciativa e preocupação em apresentar soluções para os problemas, buscando obter o melhor resultado sempre.
Visão estratégica – não adianta apenas fazer bem a sua parte, sem olhar o cenário em volta. Os profissionais serão mais valorizados se tiverem um olhar analítico para o mercado e entenderem como sua atuação dentro da empresa pode fazer diferença para o negócio.
Além dessas habilidades, o domínio da língua inglesa continua sendo um diferencial competitivo, porque ainda são poucos os profissionais que têm fluência em outro idioma.
O estudo completo da Robert Half está disponível em https://www.roberthalf.com.br/guia-salarial.