No dia 26 de fevereiro, a professora Ruth Gottesman anunciou uma doação de um bilhão de dólares (em torno de 4,9 bilhões de reais) à universidade Albert Einstein College of Medicine, localizada no Bronx, em Nova York, para custear a mensalidade de todos os estudantes. A partir de agosto de 2024, atuais e novos alunos frequentarão a instituição gratuitamente. Para os atuais, todas as mensalidades pagas no último trimestre serão reembolsadas.
A bilionária, que trabalhou por mais de 50 anos na universidade e hoje é membro do conselho, ao longo da carreira entrevistou diversos estudantes que desejavam estudar ali, mas tinham a questão financeira como principal desafio. Para cursar essa faculdade era preciso desembolsar 59 mil dólares (293 mil reais) por ano. Segundo a instituição, mais da metade dos alunos termina os estudos com dívidas que ultrapassam 200 mil dólares (um milhão de reais).
Gottesman, de 93 anos, é viúva de David Sandy Gottesman, um dos primeiros investidores na Berkshire Hathaway, do megainvestidor Warren Buffett. Em 2022, Gottesman deixou sua fortuna, avaliada em 3 bilhões de dólares (14,9 bilhões de reais) pela Forbes, à esposa, com o pedido “faça o que achar certo”.
Doutora em educação, a professora decidiu investir parte da fortuna na formação dos estudantes. Segundo Yaron Yomer, reitor da universidade, essa doação pode revolucionar a atração e o acesso de jovens que não teriam condição financeira para custear as mensalidades.
Gottesman falou ao jornal The New York Times que espera que a doação abra as portas da instituição para muitos estudantes e reforçou a gratidão que sente pelo fato de o falecido marido deixar sua fortuna bilionária sob responsabilidade dela, para que pudesse ajudar uma causa tão valiosa.
Fontes: BBC, Forbes e UOL.