6 mins

Primeiros alunos do programa Prontos Pro Mundo embarcam para o Reino Unido

Cem estudantes do ensino médio da rede estadual de São Paulo viajam no dia 9 de janeiro
7 de janeiro de 2025 em Nacional
Foto: divulgação

Com o programa Prontos Pro Mundo, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, cem estudantes da rede pública de ensino embarcam, no dia 9 de janeiro, para o Reino Unido, para um intercâmbio internacional com duração de três meses. Nas próximas semanas, outros 400 alunos do ensino médio viajarão para Austrália, Canadá e Nova Zelândia.

Com mais de 120 milhões de reais investidos e 100% gratuito aos participantes, esse é o maior programa público de intercâmbio do país. A cada semestre, 500 estudantes da rede estadual viajarão para uma temporada de estudos nos destinos citados. Além disso, 70 mil cursos de idiomas on-line serão proporcionados aos alunos.

O programa é dividido em duas etapas. A primeira é para jovens acima de 14 anos que estejam cursando o 9º ano do ensino fundamental e matriculados na rede pública estadual desde o 6º ano, com alta frequência escolar e sem histórico de reprovação. A partir da nota do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), prova que avalia conhecimentos em matemática, língua portuguesa e ciências da natureza, os 70 mil alunos com os melhores desempenhos ganham um curso de inglês on-line — e a chance e participar da segunda etapa.

Já a fase 2 é para estudantes matriculados na 1ª série do ensino médio na rede pública que concluíram o curso de inglês ofertado com nota superior a 7, tenham frequência escolar a partir de 85% no semestre anterior, bom desempenho nas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular e que não completem 18 anos até o término do intercâmbio.

Para selecionar os alunos, é feita uma soma das notas do Saresp e do curso de inglês. A pontuação máxima é 1.000. Os melhores classificados embarcam no ano seguinte, no primeiro ou segundo semestre.

Todos os custos, desde passaporte e visto até passagens, hospedagens e transportes no país de destino são cobertos pelo governo. Além disso, os jovens recebem uma bolsa auxílio, sem valor divulgado, para despesas pessoais durante o intercâmbio.

Fontes: Prontos Pro Mundo e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!