A Petz e a Cobasi, duas das maiores redes de produtos para animais do Brasil, anunciaram, no dia 19 de abril, que assinaram um memorando para uma fusão. Isso significa que as duas empresas estão em conversas avançadas para unir as operações e se tornar uma única companhia. Se o negócio se confirmar, as duas varejistas somarão 483 lojas e terão um faturamento bruto anual (soma total de todas as vendas) de 6,9 bilhões de reais.
Após o anúncio, as ações da Petz, que é uma empresa de capital aberto (com ações vendidas na bolsa de valores), dispararam mais de 40%, demonstrando animação do mercado financeiro com a negociação.
Você sabe o que é fusão?
Fusão é o nome dado à união de duas empresas para formar uma nova companhia, na qual ambas têm o mesmo poder. É diferente de incorporação, que é a modalidade em que uma empresa compra a outra e passa a ser sua controladora.
Fusões e aquisição são estratégias que as companhias costumam adotar para diferentes fins, como acelerar o crescimento, enfraquecer a concorrência ou ampliar a área de atuação.
No caso da fusão entre Petz e Cobasi, o objetivo do negócio, segundo os controladores das empresas, é unir forças contra sites de venda on-line, especialmente chineses.
“Às vezes, ficamos nos digladiando no mundo físico e deixamos de unir forças para suportar outro tipo de concorrência, especialmente on-line”, disse o diretor-presidente da Petz, Sérgio Zimerman, segundo o jornal Valor Econômico.
Fonte: Valor Econômico.