3 mins

Pesquisa mostra que maioria dos influenciadores esconde publicidade

Realizado em sete países da Europa, levantamento descobriu que 97% dos influenciadores digitais usam publicidade em canais e perfis, mas apenas 20% deixam isso explícito aos seguidores
14 de fevereiro de 2024 em Internacional
Getty Image

A maioria (97%) dos canais e perfis de influenciadores utiliza publicidade no conteúdo, mas apenas 20% comunica aos seguidores que recebe dinheiro em troca de exibir produtos e serviços.

Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada pela Comissão Europeia em 22 países pertencentes à União Europeia (UE), além de Noruega e Islândia. Foram analisados conteúdos de 576 influenciadores nas plataformas TikTok, Instagram, X, Facebook, YouTube, Snapchat e Twitch. “A maioria dos influenciadores obtém dinheiro com as publicações, mas poucos deixam isso claro. São pessoas que exercem forte influência nos seguidores, muitos deles menores de idade. Elas deveriam ser mais transparentes em relação ao conteúdo”, afirmou Didier Reynders, comissário de Justiça da UE.

A pesquisa também descobriu que 78% dos influenciadores vendem produtos, mas apenas 36% têm autorização para exercer atividade comercial.

Na UE, cada nação possui leis e regras próprias a respeito do uso das redes sociais. O levantamento da comissão identificou 358 influenciadores que serão acionados pelas autoridades para que cumpram as normas do país em que vivem.

Fonte: Folha de S.Paulo.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!