O ChatGPT é o assunto do momento. Autoridades comentam sobre sua existência, jovens entram em filas virtuais para usá-lo e os especialistas em tecnologia estudam sua capacidade impressionados.
A ferramenta foi criada pela empresa de pesquisas em inteligência artificial (IA), OpenAI, fundada por Sam Altman, Elon Musk e outros investidores. Apesar de chatbots não serem uma novidade, o que chama a atenção neste é a habilidade de interagir com usuários de modo diferenciado.
O sistema é nutrido por informações sobre variados assuntos e reproduzidas nos diálogos por meio de inteligência artificial. Ao abrir o site, a tela apresenta um espaço para conversa, semelhante ao WhatsApp, mas, do outro lado, não há humanos.
Essa observação seria difícil de ser percebida se o mundo já não soubesse que é um chatbot, já que as respostas não variam entre “sim” ou “não” nem pedem para que se escolha um número entre as opções dadas.
Ele é capaz de desenvolver um diálogo com trocas completas e grande variedade de explicações para perguntas complexas, desde “o que é um jornal?” até sobre a importância da educação financeira, como questionado pelo TINO.
Confira abaixo a resposta que recebemos:
“A educação financeira dos jovens é importante por vários motivos:
1- Habilidades de gestão de dinheiro: os jovens precisam aprender como administrar seu dinheiro de maneira eficaz para que possam tomar decisões informadas sobre gastos, poupança e investimento.
2- Preparando-se para o futuro: a educação financeira pode ajudar os jovens a se preparar para o futuro financeiro, ensinando-os sobre planejamento de aposentadoria, seguro e outras metas financeiras de longo prazo.
3- Evitando dívidas: ao aprender sobre empréstimos responsáveis e gerenciamento de dívidas, os jovens podem evitar dificuldades financeiras e construir uma base financeira sólida.
4- Empreendedorismo: a educação financeira pode ajudar os jovens a entender conceitos financeiros básicos, como orçamento e previsão, que são essenciais para iniciar e administrar um negócio.
5- Construindo riqueza: a educação financeira pode ajudar os jovens a aprender sobre oportunidades de investimento e como construir riqueza ao longo do tempo.
No geral, a educação financeira capacita os jovens a tomar decisões informadas sobre suas finanças e alcançar seus objetivos financeiros.”
Até os robôs já sabem…