Pela primeira vez, os atletas que faturarem a medalha de ouro nas provas de atletismo da Olimpíada de Paris — que será realizada entre os dias 26 de julho e 11 de agosto — receberão um reconhecimento financeiro da World Athletics, a federação internacional de atletismo.
A entidade distribuirá aos vencedores 2,4 milhões de dólares (12,3 milhões de reais), aproximadamente 50 mil dólares (256,5 mil reais) a cada medalhista de ouro das 48 provas de atletismo disputadas. No caso de provas coletivas, os atletas vencedores dividirão o valor.
A decisão rompe uma prática tradicional das federações, de não gratificar os vencedores, recomendada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que acredita que a participação nos Jogos Olímpicos já seja o grande prêmio.
De acordo com a World Athletics, a expectativa é de que na Olimpíada de 2028, em Los Angeles, todos os medalhistas das provas de atletismo recebam uma recompensa financeira.
Diferentemente de outras federações, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) já concede uma bonificação aos maiores atletas do país.
Em Paris, o COB premiará financeiramente todos os medalhistas brasileiros, independentemente da modalidade esportiva.
Fontes: World Athletics e COB.