6 mins

Os primeiros passos para conquistar a independência financeira

Alguns truques que ajudam a lidar melhor com as finanças
6 de outubro de 2022 em Nacional

O que é independência financeira para você? Para alguns é poder viver com um bom padrão de vida e comprar o que quiser sem se preocupar com dinheiro. Para outros é simplesmente não ter dívidas e ganhar o suficiente para bancar os próprios gastos.

Seja qual for a sua resposta, o primeiro passo para atingir a tão sonhada independência financeira é o mesmo: gastar menos do que ganha. Pode parecer difícil (para alguns realmente é), mas não é impossível. Além disso, os benefícios recompensam os sacrifícios, dando mais autonomia, crescimento pessoal e opção de escolha aos que conseguem.

Na internet é possível encontrar inúmeros conteúdos sobre como usar bem o dinheiro para atingir a independência financeira. Um deles é o Instituto XP, que oferece vasto conteúdo sobre o assunto em seu site.

Segundo os especialistas do instituto, há alguns truques que ajudam a lidar melhor com as finanças.

Criar um planejamento financeiro

Isso significa listar todas as suas fontes de renda e despesas mensais. Isso pode ser feito num caderno, numa planilha no computador ou mesmo com a ajuda de um aplicativo. O meio não importa, o mais importante é chegar ao fim dessa tarefa sabendo exatamente quanto você ganha e gasta.

Quite e renegocie suas dívidas

Se você tem dívidas, busque riscá-las do cotidiano. Olhe para elas e classifique cada uma de acordo com o valor, os juros e o número de parcelas. Opte por pagar primeiro as que têm maior valor ou maior taxa de juros (geralmente são as do cartão de crédito).

Em alguns casos, vale entrar em contato com os bancos ou empresas para as quais está devendo e oferecer o pagamento do total devido com desconto. Os ganhos, acredite, podem ser compensadores.

Guardar sempre um percentual de seus ganhos

Em algum momento você pode precisar de uma quantia com urgência para cobrir uma emergência. Ter uma reserva para esses casos é imprescindível.

Trace objetivos e metas

Ou seja, tenha em mente o que quer fazer com o seu dinheiro no curto, médio e longo prazos. Se ser independente financeiramente está em seus planos, essa pode ser a sua meta de longo prazo. E aquela viagem no fim do ano talvez seja um bom objetivo de médio prazo.

Estabelecidos os planos, é hora de começar a agir. E aí, preparado? 

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!