4 mins

O que são catastrophe bonds e o que eles têm a ver com o furacão Milton

Analistas estimam que os danos causados pelo Milton possam superar os 100 bilhões de dólares.
10 de outubro de 2024 em Internacional
Furacão MiltonFuracão Milton (Getty Images)

O furacão Milton deixou ao menos nove mortos em sua passagem pela Flórida no dia 10 de outubro. Além da perda de vidas, a região calcula os prejuízos, mas no mercado financeiro começa a surgir uma preocupação com perdas financeiras para investidores, relacionadas aos cat bonds, ou catastrophe bonds (títulos de catástrofe, em tradução para o português).

Mas o que são esses títulos e por que os investidores podem perder tanto com o furacão Milton?

Os catastrophe bonds são títulos de renda fixa emitidos por seguradoras e resseguradoras, que transferem parte dos riscos associados a desastres naturais, como furacões e terremotos, para investidores.

Funciona assim: quando uma seguradora emite esses títulos, ela obtém dinheiro dos investidores e, em troca, paga um rendimento relativamente alto, comparado a outros tipos de títulos. Se o ano for tranquilo, sem grandes desastres naturais, os investidores recebem esses pagamentos e podem lucrar bastante.

No entanto, se ocorrerem grandes catástrofes, como furacões severos, o dinheiro que iria para os investidores é usado para cobrir as perdas das seguradoras, causando prejuízos significativos para quem investiu.

Analistas estimam que os danos causados pelo Milton possam superar os 100 bilhões de dólares. Caso isso aconteça, estima-se que os prejuízos segurados possam chegar a 60 bilhões de dólares. É mais um efeito colateral da crise climática.

Fonte: Business Insider.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!