O que esperar da COP 29

Encontro da ONU vai discutir, entre outros temas, o financiamento para combater as mudanças climáticas
5 de novembro de 2024 em Edições Impressas, Internacional

Entre os dias 11 e 22 de novembro, líderes e representantes de 198 países vão se reunir em Baku, capital do Azerbaijão, para discutir o clima — e consequentemente, o futuro do nosso planeta — na COP 29. A conferência é o principal encontro da Organização das Nações Unidas (ONU) para debater e tomar decisões sobre os impactos econômicos, sociais e ambientais das mudanças climáticas.

Este ano, a COP já começa com um impasse que divide os países desenvolvidos e as nações em desenvolvimento: o New Collective Quantified Goal – NCQC (“Nova meta coletiva quantificada”, em tradução livre do inglês), regra que determina como funcionará o financiamento climático a partir de 2025. Financiamento climático é o dinheiro que os países investem para combater o avanço das mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global.

Em 2015, quando foi assinado o Acordo de Paris, ficou estabelecido que os países desenvolvidos investiriam 100 bilhões de dólares (cerca de 550 bilhões de reais) por ano em medidas de combate Encontro da ONU vai discutir, entre outros temas, o financiamento para combater as mudanças climáticas à mudança do clima em nações em desenvolvimento. Ou seja, os países mais ricos mandariam dinheiro para os mais pobres agirem em prol do meio ambiente. No entanto, o acordo, que valeria de 2020 até 2025, não foi totalmente cumprido.

Na COP 29, os participantes negociarão como será a nova regra. As reuniões pré-evento já deixaram claro que há discordâncias. Enquanto os países em desenvolvimento pretendem seguir exigindo o investimento das potências mundiais, estas querem aumentar o número de nações doadoras de dinheiro. Esperam, inclusive, que países que antes apenas recebiam dinheiro passem a doar.

O Brasil, por sua vez, defende que os novos compromissos financeiros devem ser assumidos pelas nações mais ricas — sem pressão sobre as mais pobres. Além disso, quer criar medidas para garantir que esse dinheiro seja usado de maneira transparente para gerar energia limpa e lidar com os problemas causados pelo aquecimento global.

Fontes: Folha de S.Paulo, Presidência da República e Câmara dos Deputados.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!