4 mins

O que é o Novo Mercado da bolsa, que barrou a Americanas

Depois de reportar perdas contábeis que chegaram a 40 bilhões de reais, companhia foi punida pela B3
13 de novembro de 2023 em Mercado, Sem categoria

Na semana passada, a B3, Bolsa de Valores de São Paulo, tomou a decisão inédita de proibir a Americanas de usar o selo do Novo Mercado.

Além da proibição, 22 administradores da empresa terão de pagar uma multa de 6,2 milhões de reais por infringir o regulamento do segmento de listagem.

Mas o que é esse Novo Mercado?

O Novo Mercado é um padrão de listagem que a bolsa lançou em 2000. Ele estabeleceu regras mais duras para o controle da situação financeira das empresas. Isso exige que as companhias tenham uma governança mais rigorosa, ou seja, mais controle e mais transparência nas operações.

Quando uma empresa está listada no Novo Mercado, ganha mais confiança, pois seus acionistas entendem que, por ter de seguir as regras exigidas pelo modelo de listagem, elas serão mais responsáveis na gestão.

É a própria companhia que decide se quer ou não se enquadrar nesse segmento. Mas a partir do momento que o integra, ela precisa seguir à risca todas as regras.

O que houve com a Americanas

A punição que a Americanas acaba de sofrer tem a ver com isso. A empresa, no início do ano, reportou perdas contábeis astronômicas, que chegaram a 40 bilhões de reais. No entanto, nos balanços anteriores, nada havia sido alertado ao mercado e aos investidores. 

A B3 entendeu que faltou governança por parte da companhia, que não tinha controle interno para gerenciamento de risco e controle financeiro. 

A empresa ainda pode recorrer na Justiça contra a decisão.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!