A cantora norte-americana Katy Perry surpreendeu o mercado musical com um grande anúncio: a venda de todo o seu catálogo musical para a Litmus Music, empresa que adquire direitos autorais de compositores e artistas. Com isso, ela deixa de ser a responsável por gerir e autorizar contratos relacionados ao uso de suas músicas em publicidade, filmes e plataformas digitais e faturar por cada utilização.
Sucessos como “Teenage Dream”, “California Gurls”, “Dark Horse” e “Firework”, que integram a lista de músicas dos cinco álbuns lançados pela cantora entre 2008 e 2020, foram vendidos e renderam à artista cerca de 225 milhões de dólares (cerca de um bilhão de reais na cotação atual).
Dan McCarroll, cofundador da Litmus e ex-presidente da Capital Records, gravadora responsável por lançar sucessos de Katy, afirmou à Variety a felicidade em voltar a trabalhar com a artista. “Katy Perry é uma visionária criativa que causou grande impacto na música, na TV, no cinema e na filantropia. Estou honrado em fazer uma parceria com ela de novo e ajudar a Litmus a gerenciar seu repertório incrível”, reforça ele.
A artista, que não lança novidades desde 2020, afirma que está entrando em uma nova era musical, agora inspirada pela filha, Daisy.
Mas o que é esse tal de direito autoral?
Os direitos autorais são os direitos, garantidos pela legislação de cada país, garantidos exclusivamente aos autores de obras intelectuais (literárias, artísticas ou científicas).
No Brasil, o direito autoral está regulamentado pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98), que garante que o criador da obra receba os benefícios morais, ou seja, o reconhecimento pela criação da obra, e patrimoniais, relacionados à monetização das produções e/ou os ganhos financeiros gerados pelo uso de sua criação.
Tendência
Assim como Katy, outros grandes nomes da música mundial já venderam os direitos autorais de suas obras para empresas.
No início de 2023, Justin Bieber vendeu os direitos autorais de suas músicas à Hipgnosis Songs Capital, por 200 milhões de dólares (aproximadamente, 973 milhões de reais).
Antes deles, em 2021, a cantora colombiana Shakira, vendeu 145 canções à mesma empresa que Justin, por um valor estimado pelo mercado de 300 milhões de dólares (1,459 bilhão de reais).
Fontes: Billboard, Variety, Ebac e CNN.