Se você não é do mundo dos games, dificilmente tinha ouvido falar sobre a Nvidia até o ano passado. A companhia, que fabrica chips de processamento de vídeo desde 1993, é idolatrada por fãs de videogames, que estão sempre em busca do computador mais rápido para disputar partidas on-line.
Nos últimos meses, no entanto, a Nvidia começou a chamar a atenção de todo o mundo pelo extraordinário crescimento que vem apresentando. A receita da empresa, que representa tudo o que ela ganha, chegou a 60,9 bilhões de dólares (cerca de 300 bilhões de reais) em 2023.
O lucro líquido, isto é, todo o dinheiro em caixa depois de pagar as contas, foi de 12,28 bilhões de dólares (60,5 bilhões de reais), um aumento de 769% em comparação com o resultado do ano passado.
Os ganhos astronômicos fizeram a fabricante de chips se tornar a quarta empresa mais valiosa do mundo, superando gigantes como Alphabet (dona do Google), Amazon e Meta. O valor de mercado da Nvidia chegou a 1,8 trilhão de dólares — apenas as empresas Microsoft e Apple, além da petroleira Saudi Aramco alcançaram valor superior.
O motivo: a IA
Desde a chegada do ChatGPT, no fim de 2022, a procura por soluções de inteligência artificial (IA) por empresas vem crescendo. E o que a Nvidia tem a ver com isso? Seus chips, feitos para suportar vídeos de alta qualidade, estão entre os poucos capazes de rodar soluções de IA que exigem alta capacidade de processamento.
A Nvidia se tornou, assim, o exemplo mais visível do impacto que a IA está causando no mundo dos negócios. A própria Microsoft ganhou valor de mercado na carona da IA, por ser uma das principais investidoras da OpenAI, dona do ChatGPT. O Google, por sua vez, investe pesado no próprio projeto, o Gemini.
Até companhias que não são produtoras de equipamento de tecnologia têm buscado modos de surfar nessa onda. O Airbnb, por exemplo, adquiriu a GamePlanner.AI, que desenvolve soluções de IA. A corrida faz sentido. Quem não se adaptar ao novo contexto pode ficar para trás.
COMO É CALCULADO O VALOR DE MERCADO DAS EMPRESAS As listas de companhias mais valiosas do mundo levam em conta somente as empresas de capital aberto, ou seja, aquelas que estão na bolsa de valores. Como o valor das ações é público, o cálculo do valor de mercado é feito a partir da multiplicação do valor da ação pelo número de ações emitidas, isto é, que estão disponíveis no mercado. Fontes: Bloomberg, Estadão e UOL. |
Fontes: Estadão, BBC Deutsche Welle, Folha de S.Paulo, Bloomberg e InfoMoney.