A poucos dias da Black Friday, evento que acontece na última sexta-feira de novembro e no qual lojistas realizam promoções de produtos, os preços de alguns dos itens mais procurados subiram, segundo levantamento da plataforma Buscapé divulgado pelo UOL.
Nas 12 categorias de produtos analisadas entre os dias 7 e 22 de outubro, o tênis registrou a maior alta nos preços, cerca de 36,5%, alcançando a média de 434 reais. Já o valor da geladeira tradicional branca aumentou 13,4%, com a média subindo de 2,9 mil para 3,3 mil reais. O ar-condicionado fecha a o trio de preços mais elevados no último mês, chegando ao valor médio de 2,6 mil reais.
Por outro lado, a categoria de eletrônicos, como notebook e celular, apresentou queda média de 3% em outubro. Mas especialistas alertam que, durante novembro, os valores podem subir para que na data o desconto pareça maior.
A recomendação é de que os clientes fiquem atentos aos valores para evitar enganações e golpes durante a Black Friday. Sites que acompanham o histórico de preços dos produtos, como Buscapé e Zoom, e plataformas de reclamação como Procon e Reclame Aqui, podem ajudar a evitar comprar produtos pela “metade do dobro”.
+ Black Friday: empresas e brasileiros se preparam para o dia de descontos