A Meta, dona do Instagram, Facebook e WhatsApp, anunciou, em 18 de abril, a expansão do Meta AI, seu assistente de inteligência artificial.
Com a nova ferramenta, os usuários poderão fazer perguntas e interagir com o sistema em tempo real nos aplicativos.
O recurso, que estava disponível apenas para usuários dos Estados Unidos, agora chega a 13 novos países: Austrália, Canadá, Gana, Jamaica, Malaui, Nova Zelândia, Nigéria, Paquistão, Cingapura, África do Sul, Uganda, Zâmbia e Zimbabué.
Ainda não há previsão para a chegada do serviço ao Brasil.
Ameaça ao ChatGPT?
Com o lançamento, a empresa de Mark Zuckerberg abre uma nova frente na disputa com o ChatGPT, ferramenta da OpenAI.
A Meta AI é baseada no modelo de inteligência artificial Llama 3, uma das versões mais recentes desenvolvidas pela empresa. Além de produzir textos, a tecnologia é capaz de gerar imagens.
Segundo a companhia, o assistente poderá ser acessado de diversas maneiras. No Facebook, estará disponível nas abas de pesquisa e no feed, permitindo que os usuários obtenham mais informações sobre uma publicação sem precisar sair do aplicativo.
No Instagram, será possível interagir com o Meta AI em um chat com outro usuário, usando a menção “@Meta AI” para chamar o assistente e compartilhar a conversa com outras pessoas.
Já no WhatsApp e Messenger, o Meta AI estará disponível para consultas em tempo real.
A Meta AI também terá uma versão web, parecida com o ChatGPT. Nela o usuários poderá fazer login com uma conta Meta e salvar conversas e informações.
O anúncio é mais uma amostra de que todas as empresas, especialmente de tecnologia, estão correndo para se posicionar na liderança do mundo da IA.
Fontes: TechTudo e Meta.