Em decisão histórica, a Justiça norte-americana decidiu a favor de um grupo de jovens que processou o estadode Montana por não agir contra as mudanças climáticas.
O grupo, formado por cidadãos de 5 a 22 anos, alega que o estado não tem feito sua parte para reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs). Isso porque a economia local é muito dependente de carvão e combustíveis fósseis.
Ainda que o estado de Montana tenha alegado que as emissões são ínfimas se comparadas aos números mundiais, a juíza Kathy Seeley entendeu que elas “provaram-se um fator substancial” para afetar o clima. Além disso, fere um direito constitucional que determina que “o estado e cada pessoa devem manter um meio ambiente limpo e saudável em Montana para as gerações presentes e futuras”.
Os jovens foram apoiados pela organização Our Children’s Trust. A decisão da Justiça ainda não é definitiva, pois ainda cabe recurso. Mas os defensores do meio ambiente esperam que a questão ajude a pressionar outros estados a olhar com mais atenção para o meio ambiente.
Fontes: BBC e Folha de S.Paulo.