5 mins

Instagram é a plataforma social mais popular entre os brasileiros

O estudo comparou o volume de downloads de seis plataformas sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e Kwai
26 de dezembro de 2022 em Nacional
Foto: Getty Images

Quais são os aplicativos sociais mais baixados nos smartphones dos brasileiros? Essa foi a pergunta que a pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box” buscou responder. O resultado: o Instagram é disparado o mais popular do país, instalado em 92% dos smartphones nacionais.

O público dessa rede social é, na maioria, feminino. O Instagram está instalado em 95% dos aparelhos de mulheres e em 88% dos homens. Considerando a faixa etária, está em 95% dos celulares de jovens entre 16 e 29 anos (95%), em 92% dos aparelhos do público entre 30 e 49 anos e em 86% dos dispositivos de pessoas com mais de 50 anos.

Fonte: “Mobile Time/Opinion Box”

O estudo comparou o volume de downloads de seis plataformas sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e Kwai. Foram entrevistados 2.039 brasileiros, com 16 anos ou mais, que têm smartphone, entre os dias 9 e 21 de novembro de 2022.

O Facebook é a segunda plataforma social mais popular no Brasil e tem um público predominantemente mais velho do que as demais redes. Entre as pessoas de 16 a 29 anos, 82% têm o Facebook instalado no smartphone. O percentual sobe para 85% no grupo de 30 a 49 anos e chega a 86% entre aqueles com 50 anos ou mais.

No outro extremo, o app que tem o público mais jovem é o TikTok, o terceiro mais usado no país. Ele está instalado em 41% dos aparelhos, pode ser encontrado em 48% dos smartphones dos brasileiros com 16 a 29 anos; em 40% dos aparelhos de pessoas de 30 a 49 anos e em 33% dos dispositivos de quem tem 50 anos ou mais. Considerando a classe social, o TikTok está em 42% dos smartphones das classes C, D e E e em 34% nas classes A e B.

O quarto aplicativo na lista de preferência dos brasileiros é o Kwai, instalado em 32% dos smartphones. Ele está presente em 33% dos smartphones das classes C, D e E e em 25% nas classes A e B. Já o Twitter está em 37% dos aparelhos, seguido pelo LinkedIn, presente em 35% dos celulares brasileiros.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. O relatório pode ser baixado gratuitamente aqui.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!