No dia 17 de setembro, a Meta anunciou a “Conta de Adolescente” para o Instagram: um perfil para usuários menores de 16 anos que trará mais supervisão dos responsáveis. O objetivo do novo recurso é oferecer mais proteção aos jovens.
Novos e atuais usuários nessa faixa etária serão inseridos automaticamente na nova conta. Confira algumas de suas características:
– A conta será automaticamente privada, ou seja, os jovens terão que aceitar novos seguidores e apenas os permitidos verão os conteúdos publidados.
– Apenas seguidores poderão enviar mensagens privadas, marcar ou mencionar os jovens em publicações.
– Automaticamente, a conta ativará a versão mais restritiva do recurso anti-bullying, para que palavras e frases ofensivas sejam filtradas dos comentários e solicitações de direct messages (DMs).
– Os conteúdos disponíveis serão selecionados pela Meta, que limitará os mais delicados, como brigas, e aqueles que promovem procedimentos estéticos, disponíveis nas abas “Explorar” e “Reels”, por exemplo.
– Os jovens poderão selecionar os tópicos de interesse na aba “Explorar” e em recomendações.
– Uma mensagem será enviada com um alerta após 60 minutos de uso por dia.
– O modo noturno será ativado entre 22h e 7h, silenciando as notificações e enviando respostas automáticas nas DMs.
Algumas destas configurações poderão ser flexibilizadas com a autorização dos responsáveis. Para isso, os jovens terão que configurar a supervisão dos responsáveis no Instagram e, assim, estes permitirão — ou não — as mudanças a partir de suas contas pessoais.
Para encontrar os adolescentes que possivelmente alterem a data de nascimento para criar a conta na rede e fugir das restrições, a Meta diz que está desenvolvendo uma ferramenta de inteligência artificial. Com ela, esses jovens serão descobertos e a rede e os levará automaticamente à “Conta de adolescente”.
Supervisão parental
Para os responsáveis que desejam acompanhar ainda mais os perfis dos jovens, haverá o recurso de supervisão. Este, que precisará ser configurado no aparelho do próprio jovem, permitirá que o responsável saiba com quais perfis ele está conectado e conversando (sem acessar as mensagens), defina o tempo diário na rede social, impeça o uso da conta em períodos específicos e acompanhe os tópicos de busca na rede.
Quando estará disponível?
Nos próximos 60 dias, a conta chegará aos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. A União Europeia receberá a novidade ainda em 2024. E, segundo a Meta, o acesso mundial será liberado em janeiro de 2025, inclusive no Brasil.
O objetivo da empresa é levar a “Conta de adolescente” para outras plataformas da Meta, como Facebook e Messenger.
Fontes: Meta e Folha de S.Paulo.