
UMA IA PARA CADA UM
Para a coluna deste mês, entrevistei Bruno Pierobon, fundador da empresa NeoSpace AI, que usa inteligência artificial (IA) para aprimorar o atendimento ao cliente de instituições financeiras. Um dos modelos da companhia é o NeoLang, que responde perguntas (por exemplo: “Como solicitar um empréstimo?”) com base no conhecimento específico tanto da instituição como do cliente — diferentemente de recursos genéricos, como o ChatGPT, que não são customizados.
Segundo Pierobon, “as empresas conseguem entregar um agente 24×7 que conhece sua história”. Esse atendimento personalizado, antes restrito ao private banking com suporte humano, agora se torna acessível ao público em geral.
Mas como a IA consegue dar escala à expertise de especialistas? No pré-treino, o modelo aprende o significado de palavras. No pós-treino, os especialistas refinam as respostas usando feedback. Isso não substitui esses profissionais, e sim os torna essenciais. “A profissão do futuro pode ser supervisionar e monitorar a IA”, diz Pierobon.
Discutimos também outra ferramenta da NeoSpace, o NeoCredit. Modelos de crédito por IA são frequentemente associados à exclusão, pois podem reforçar desigualdades ao identificar padrões equivocados.
Pierobon argumenta que regras atuais, como tarifas por bairro, são superficiais. A IA, ao analisar padrões mais complexos, permite avaliações mais justas e individualizadas.
Tarefa: leia o estudo do Google “Attention is all you need” (“Atenção é tudo do que você precisa, em tradução livre) para entender modelos como os desenvolvidos pela NeoSpace.
Fontes: YouTube Ricardo Amorim, Neospace AI e Zup.