A ativista sueca Greta Thunberg foi presa no dia 17 de janeiro, na Alemanha, enquanto protestava contra a expansão de uma mina de carvão. Ela e outras pessoas que participavam da manifestação foram levadas por um ônibus da polícia, que logo em seguida liberou os detidos.
Eles protestavam contra a demolição de uma vila perto da cidade alemã de Luetzerath para a ampliação da mina. O governo alemão afirma que a expansão é necessária para garantir a segurança energética do país, afetado pela interrupção do abastecimento do gás russo.
Quem é Greta Thunberg
Hoje com 20 anos, Greta luta pelas causas ambientais desde os 15 anos, quando faltava às aulas para protestar contra o aquecimento global em frente ao parlamento da Suécia. A então estudante não entendia como os adultos não faziam nada para evitar o aquecimento global, mesmo cientes de todas as suas consequências.
Com o passar dos anos, a ativista ganhou notoriedade ao ponto de discursar em grande eventos mundiais como o Fórum Econômico Mundial e a Conferência do Clima da ONU. Em 2019, foi eleita a personalidade do ano pela revista americana Time.
Com informações da BBC e do Valor Econômico.