É Carnaval! Há brilho por toda parte, fantasia virou vestimenta obrigatória e tem ambulante gritando por promoção em todos os cantos do país — para felicidade dos foliões. Além deles, os governos, as marcas e os vendedores estão animados com os valores que a tradicional festa deve movimentar em 2024.
Neste ano, o patrocínio de grandes marcas no Carnaval de rua de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife chegou a 77,6 milhões de reais. Nessas capitais, a expectativa de público para o evento é de 23 milhões de pessoas nos dias de festa, segundo projeção das prefeituras.
Mirando a atenção dos consumidores da folia, as marcas vincularam seus produtos e identidades visuais ao Carnaval de rua para se aproximar do consumidor. Por outro lado, as prefeituras usam os valores do patrocínio para proporcionar uma festa mais completa e organizada, além de estimular a economia local.
A Ambev é a maior patrocinadora das festas de rua em São Paulo. Por 26 milhões de reais, a fabricante garantiu exclusividade na venda de bebidas nos blocos da capital paulista.
Outras que compõem o patrocínio milionário são: iFood, Mercado Pago, 99 Moto, Pixbet, SulAmérica, Kallas, Kwai, Azul, Johnnie Walker, Red Bull, Coca-Cola, Esporte da Sorte e Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a festa brasileira deve faturar 9 bilhões de reais em 2024 e gerar 66 mil empregos temporários em todo o país.
Fonte: Valor Econômico.