
Desde o dia 23 de abril, ao cruzar o centro histórico de São Paulo, além de visualizar o Impostômetro – painel que registra em tempo real o valor que os brasileiros pagam em tributos –, é possível acompanhar quanto desse dinheiro é gasto pelo governo.
A nova ferramenta se chama Ga$to Brasil e, além da projeção no painel, está disponível neste link, que pode ser acessada por qualquer pessoa que deseja saber quanto o governo está gastando do dinheiro arrecadado. No site é possível filtrar dados nacionais, estaduais e municipais e acompanhar, em tempo real, o ritmo dos gastos públicos.
O projeto foi idealizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e lançado em um evento de celebração dos 20 anos do Impostômetro.
Segundo Alfredo Cotait Neto, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da CACB, o objetivo principal do Ga$to Brasil é a transparência e a conscientização da população sobre a necessidade de cortar gastos do governo e restabelecer o equilíbrio orçamentário.
Durante o lançamento, a ferramenta apresentou cerca de 400 bilhões de reais a mais do que o Impostômetro – 1,6 trilhão de reais contra 1,2 trilhão de reais -, evidenciando um desequilíbrio entre o que é arrecadado e o que é gasto.
Por falar em Impostômetro
Lançado em 2005, o Impostômetro completou 20 anos com um marco histórico: arrecadou mais de 40 trilhões de reais em tributos no período.
O estudo do IBPT aponta que setores como indústria, comércio e serviços são os que mais pagam impostos.
No início do evento, o Impostômetro registrava 1,2 trilhão de tributos em 2025. O número é 8,5% maior do que em abril de 2024.
Fontes: ACSP, Mercado&Consumo e Impostômetro.