Newstalgia (uma mistura de novidade com nostalgia) é o novo termo usado pelos fãs de música que assistem artistas e bandas presentes nas playlists de sua adolescência retornarem aos palcos cantando hits e relembrando sucessos que marcaram uma geração – que provavelmente não é a sua.
Nos últimos anos, grandes reencontros da música começaram a surgir. Duplas e grupos que já fizeram muito sucesso estão se unindo em turnês que mobilizam milhares de fãs por todo o mundo. Além da saudade, a decisão de retorno pode estar atrelada ao faturamento que ele pode trazer, já que os fãs costumam esgotar ingressos em segundos, pois sabem que não terão outras oportunidades de assistir os seus artistas favoritos novamente.
Rouge
Há 21 anos, as jovens Aline Wirley, Fantine Thó, Karin Hils, Li Martins e Lu Andrade formavam o grupo musical Rouge. O primeiro álbum, lançado em 2002 vendeu mais de 2 milhões de cópias no Brasil e apresentou o hit “Ragatanga”, sucesso até hoje. Apesar de milhares de fãs e shows lotados, quatro anos depois a banda anunciou o seu fim.
Em 2017, comemorando 15 anos do lançamento do grupo, o quinteto lançou um novo álbum e reuniu-se para uma turnê pelo Brasil. Os fãs mobilizaram a internet e esgotaram os ingressos disponíveis, que chegavam a R$ 350 cada no melhor setor, em poucos segundos, com uma fila virtual de 20 mil pessoas, segundo a plataforma Ticket360.
O projeto, chamado “Chá Rouge”, estendeu-se até a comemoração de 20 anos da maior girl band brasileira, com apresentações esporádicas, mas com lotação máxima.
Jonas Brothers
Em 2019, os irmãos estadunidenses mais amados entre os jovens do início dos anos 2000, Joe, Nick e Kevin, que formam os Jonas Brothers voltaram a se apresentar juntos, para alegria dos fãs.
O trio estourou em 2007 e tornou-se um fenômeno da época com suas músicas no estilo pop rock. Em 2013, os irmãos decidiram seguir em carreira solo por um caminho igualmente bem-sucedido. Joe e Nick ficaram entre os 10 cantores mais bem pagos do mundo, segundo a revista People With Money, nos anos seguintes a separação.
O anúncio do reencontro mobilizou principalmente as fãs estadunidenses, o trio faz apresentações recorrentes em Las Vegas, nos Estados Unidos. E o sucesso da união os rendeu uma estrela na calçada da fama de Hollywood em 2022.
Um novo álbum está previsto para lançamento em maio deste ano e na sequência, uma nova turnê será anunciada. A expectativa da equipe é de alto faturamento, visto que em 2010, auge da banda, eles lucraram US$ 35,5 milhões. Só no Brasil, a banda desembarcou três vezes e levou mais de 45 mil pessoas ao estádio do Morumbi.
Sandy & Junior
Em 1990, dois irmãos brasileiros se tornaram a dupla mais ouvida pelas crianças e adolescentes. A vocação para a música cresceu junto com os jovens e se expandiu. Além de CDs, DVDs e turnês, a dupla estrelou filmes e uma série de televisão. Em 2007, após 17 anos de muitos sucessos, os irmãos finalizaram a dupla para seguir projetos individuais.
Para comemorar os 30 anos de dupla, em 2019, Sandy e Junior reuniram-se para lançar a turnê “Nossa História”, que levou seus antigos sucessos para grandes estádios pelo Brasil. Foram 16 shows em 13 cidades brasileiras, uma apresentação em Portugal e outra nos Estados Unidos.
Segundos após a abertura das vendas de ingressos, todos os tickets já apareciam como esgotados e diversas datas extras foram abertas para atender todo o público. Segundo o Jornal Extra, a série de shows faturou mais de R$120 milhões de reais, vendendo mais de 500 mil ingressos e cerca de 600 mil espectadores ao todo.
RBD
O retorno mais falado de 2023 até o momento é o da banda mexicana RBD. O fenômeno do início dos anos 2000, formado por Anahi, Alfonso Herrera, Christian Chavez, Christopher Von Uckermann, Dulce Maria e Maite Peroni, ultrapassou o sucesso da novela “Rebelde” e foi parar nos palcos.
Quatro anos depois do lançamento da banda, apesar do grande sucesso mundial e de todos os recordes alcançados, o sexteto encerrou suas atividades e cada integrante seguiu sua carreira na televisão, no cinema e nos palcos.
Em 2020, após muito apelo dos fãs, Anahi, Christian, Christopher e Maite, quatro dos seis integrantes do antigo grupo, reuniram-se para uma live comemorativa no dia 26 de dezembro e cantaram os maiores sucessos da banda. O tão aguardado reencontro foi virtual e pago. A live faturou cerca de $220 milhões de pesos mexicanos, cerca de R$60 milhões de reais, segundo a jornalista mexicana Martha Figueroa.
Este ano, o grupo divulgou que retornará aos palcos para a turnê mundial “Soy Rebelde Tour 2023” que acontecerá entre agosto e dezembro. Cinco dos seis integrantes originais estarão presentes no 53 shows por 26 capitais.
Assim como os fenômenos anteriores, a compra de ingressos foi um desafio a parte para os milhares de fãs. No Brasil, em apenas cinco minutos do início das vendas, todos os ingressos já estavam esgotados, por isso, a todo momento novas datas são divulgadas no país e em diversos outros.
Dinheiro para além do bolso dos artistas
A comoção e os valores que os fãs estão dispostos a gastar com o retorno de artistas que marcaram seu passado mexem não só com o bolso dos artistas, mas também com a economia dos estados que receberam e/ou receberão esses shows.
Especialistas afirmam que apresentações destes grandes artistas nacionais e internacionais movimentam também o turismo, visto que eles visitam principalmente os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, fazendo com que os fãs se desloquem até estas cidades, ocupem hotéis e pousadas da região e consumam bens e serviços durante o período de visita ao show.