Com o objetivo de promover e estimular a educação financeira entre os jovens, a Secretaria do Tesouro Nacional, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a B3 (bolsa de valores do Brasil), lançou a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef).
Escolas públicas e particulares de todo o Brasil podem participar. O período de inscrição é de 27 de maio a 9 de setembro. As provas serão entre os dias 17 e 21 de setembro, com comparecimento presencial nas próprias escolas, seguindo os protocolos fornecidos pela Olitef.
A olimpíada é destinada a jovens do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio. As escolas serão responsáveis por cadastrar os estudantes participantes. Após a inscrição, professores e alunos terão acesso a materiais desenvolvidos exclusivamente para se preparar para a competição.
Todos os participantes receberão certificados digitais, e os estudantes com os melhores desempenhos ganharão medalhas. Para incentivar a ação, haverá um plano de premiação financeira para as duas escolas de cada estado que apresentarem o maior engajamento e desempenho. Segundo o G1, cada uma delas receberá 100 mil reais. O valor deve ser investido em melhorias na instituição. Os professores das escolas também receberão 40 mil em títulos do Tesouro Direto para dividir entre os educadores participantes e o diretor.
A divulgação dos resultados oficiais será em 7 de novembro.
Ao todo, serão 54 escolas premiadas. As três que usarem os 100 mil reais em prol dos alunos e comprovarem a mobilização da comunidade e o impulso à educação financeira receberão 300 mil, 200 mil e 100 mil, respectivamente. Uma banca avaliadora definirá os ganhadores dessa segunda etapa.
Para saber mais, acesse https://olitef.com.br/ .
Fontes: Ministério da Fazenda, Olitef e G1.