As empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, pagaram uma quantia recorde de proventos aos investidores nos três primeiros meses de 2024, quando foram distribuídos 76,68 bilhões de reais.
A Petrobras, tradicionalmente a maior pagadora, manteve a liderança e repassou 17,9 bilhões aos acionistas, um valor 28% maior do que no mesmo período do ano passado. Em segundo lugar, o Itaú Unibanco distribuiu 16,6 bilhões, alta de 204%. Juntas, as duas maiores pagadoras responderam por 84% do montante total.
As maiores pagadoras de proventos da B3 (1º tri de 2024)
Dividendos e juros sobre capital próprio
Provento é toda remuneração que empresas de capital aberto (com ações vendidas na bolsa) pagam para os acionistas periodicamente. O levantamento da plataforma Meu Dividendo, que apontou o recorde trimestral, contabilizou dois proventos: dividendos e juros sobre capital próprio.
Os dividendos são os pagamentos que as companhias de capital aberto fazem aos acionistas a partir do lucro líquido obtido. O montante do lucro líquido a ser distribuído é registrado no estatuto da empresa, e cada acionista recebe proporcionalmente ao número de ações que possui.
Os juros sobre capital próprio são os ganhos que ainda não foram tributados na empresa, ou seja, ao receber esse tipo de remuneração, os acionistas pessoa física pagam imposto de renda. Os valores repassados também são proporcionais à quantidade de ações de cada investidor.
Fonte: Valor Econômico.