Mais de 132,9 milhões de brasileiros pretendem presentear amigos, familiares ou si mesmos durante a celebração de Natal. Entre eles, 76% afirmam que pretendem visitar lojas físicas para escolher os presentes. Shoppings e lojas de departamento estão entre as preferências, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Offerwise Pesquisas.
Os que pretendem fazer compras no conforto de casa utilizarão sites internacionais como Shopee, Shein, Amazon e Alibaba para adquirir os produtos. Cerca de 70% deles devem comprar dentro de aplicativos e 19% no Instagram.
Que tipo de presente?
Segundo a pesquisa, os consumidores devem comprar, em média, quatro presentes, no valor de 138 reais cada. Com isso, a movimentação do varejo deve chegar a 74,6 bilhões de reais durante as festividades de fim de ano.
Roupas estão no topo das buscas, com 60%; perfumes e cosméticos respondem por 37%; calçados, 36%; brinquedos, 33%; e acessórios, 21%.
Como vão pagar?
O Pix deve ser o meio de pagamento mais utilizado nas compras de fim de ano. Aproximadamente 47% dos entrevistados pretendem usar essa opção, seguido de cartão de crédito e dinheiro.
Quem vai ganhar?
A maioria dos participantes da pesquisa deve presentear a si mesma (64%), cerca de 60% comprarão presente para os filhos, 48% para a mãe e 44% para o marido ou a esposa.
E quem não vai comprar?
Aqueles que não farão compras neste período apresentaram os motivos: 27% não têm dinheiro, 17% não gostam/não têm o costume e 15% estão endividados e priorizarão saldar as dívidas.
Fonte: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e CNN.