Divertida Mente 2 se tornou o maior lançamento do ano, após alcançar 1,25 bilhão de dólares (6,83 bilhões de reais) em faturamento global. O filme foi a animação mais rápida a superar a marca de um bilhão de dólares em bilheteria (5,46 bilhões de reais): apenas 19 dias. Um recorde para a história do cinema — o anterior era de Frozen 2, que levou 25 dias para atingir cifra similar.
A sequência da animação da Pixar lançada em 2015 atraiu a atenção e curiosidade de crianças, jovens e adultos. Com um orçamento de cerca de 200 milhões de dólares (1,09 bilhão de reais), o longa relembra as emoções já conhecidas da protagonista, Riley, e apresenta outras, que chegam com a adolescência.
Tamanho sucesso fez com que o filme se tornasse a maior animação já lançada pela Pixar. O trono, até então, era ocupado por Os Incríveis 2, de 2018, com um faturamento de 1,24 bilhão de dólares (6,77 bilhões de reais).
Ainda em cartaz, Divertida Mente 2 também entrou na lista dos 25 filmes de maior bilheteria da história, superando Homem de Ferro 3, Minions e Capitão América: Guerra Civil, segundo dados do Deadline, site especializado em cinema.
No Brasil, o filme já é o terceiro mais visto de todos os tempos. Desde o lançamento, no dia 20 de junho, mais de 15 milhões de pessoas já o assistiram, gerando 302,5 milhões de reais em bilheteria. A animação superou o sucesso de Barbie, que levou 11 milhões de espectadores ao cinema em 2023.
Para especialistas, os números devem aumentar, já que o filme segue em exibição. Na fila de lançamentos há Moana 2 e Mufasa: O Rei Leão, que logo chegarão aos cinemas, além de Shrek 5, previsto para 2026, que acaba de ser anunciado pela Universal. Será que vem aí mais um sucesso?
Fontes: The Bizness, Olhar Digital e Omelete.