A fintech (startup voltada ao setor financeiro) Onze, em parceria com a seguradora Icatu, realizou uma pesquisa perguntando a brasileiros qual a maior preocupação que têm na vida. Para a maioria dos participantes, 54%, o dinheiro, ou melhor, a falta dele, é a maior preocupação.
Dentre essas pessoas, 55% têm receio de não ter dinheiro para emergências, como acidentes ou problemas de saúde. Outros 42% temem não ter o suficiente para pagar as contas do mês.
O levantamento foi realizado com 8.573 trabalhadores com renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos, ou seja, 2.640 reais. Segundo eles, o dinheiro preocupa mais do que família (17%), saúde (13%) e trabalho (8%).
As consequências da preocupação
Os participantes da pesquisa também revelaram que a preocupação com o dinheiro afeta outras áreas da vida. Entre os principais problemas relatados por eles estão: ansiedade (53%), insônia (41%), problemas de relacionamento com amigos, familiares e parceiros (15%) e outras questões de saúde (11%). Para 39%, a falta de dinheiro também atrapalha o foco no trabalho.