9 mins

Dia Mundial do Livro: especialistas indicam leituras sobre economia e finanças

Entre as indicações estão a história do Plano Real e dicas de como ter uma boa relação com dinheiro
24 de abril de 2023 em Nacional
Foto: Getty Images

Em 23 de abril, foi comemorado o Dia Mundial do Livro. Inspirado pela data, o TINO Econômico conversou com especialistas em economia e finanças para descobrir as obras que foram importantes em suas trajetórias.

Foto: divulgação

Carlos Honorato, economista e professor da FIA Business School, indica Saga Brasileira: A Longa Luta de um Povo por Sua Moeda, da jornalista Miriam Leitão. O livro conta a trajetória da moeda no Brasil, suas mudanças ao longo dos anos, os planos econômicos traçados nas últimas décadas e detalhes dos anos que antecederam o Plano Real, a partir da experiência da jornalista.

“Esse é um livro para que os jovens conheçam mais da história. Para que eles saibam sobre o passado e entendam a nossa economia atual”, afirma Carlos.

Foto: divulgação

Alan Soares, fundador e produtor de conteúdo do Boletinhos, perfil nas redes sociais em que trata sobre finanças de modo acessível a todos, indica seu recém-lançado livro Boletinhos: Como Virar Adulto Sem Surtar. Entres as mais de 170 páginas, ele apresenta desafios financeiros, os dilemas sobre as escolhas profissionais e outras dúvidas que passam pela cabeça de quem está se tornando adulto.

Além de sua obra, Alan recomenda os ensinamentos de Nath Finanças em Orçamento Sem Falhas: Saia do Vermelho e Aprenda a Poupar Com Pouco Dinheiro. Seguindo a dinâmica bem-humorada e acessível usada nas redes, Nath levou suas orientações ao livro, para que as pessoas tenham uma relação saudável com o dinheiro mesmo ganhando pouco. Dicas para lidar com o cartão de crédito, planejamento, metas e como entender sobre taxa de juros estão entre os aprendizados dessa leitura.

O educador financeiro Thiago Godoy, além de produtor de conteúdo da página Papai Financeiro, lançou, em março, Emoções Financeiras: um Guia Para Transformar Sua Relação Com o Dinheiro em Liberdade, obra em que mostra que a relação e o sentimento pelo dinheiro impactam diretamente no equilíbrio das finanças.

Foto: divulgação

Priorizando essa mentalidade, Thiago recomendou Os Segredos da Mente Milionária, do empresário T. Harv Eker. Nessa publicação o autor apresenta 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas, entre eles, controlar o dinheiro antes que ele o controle, manter o hábito de administrar as finanças e a motivação para enriquecer.

“Vale a indicação de um livro que fale de mentalidade, para que os jovens tenham esse olhar e se moldem a partir de como pensam e lidam como o próprio dinheiro”, afirma Thiago.

Por fim, Deivyd Barros, fundador da Investeen, indica o Pai Rico, Pai Pobre, do investidor Robert Kiyosaki.

Foto: divulgação

A proposta do autor é mostrar que educação financeira nem sempre será aprendida nas instituições de ensino e que os pais podem ajudar a transmitir esse conhecimento e moldar futuros adultos que conheçam sobre dinheiro e não trabalhem por ele, e sim o faça trabalhar para si.

“Quando comecei a estudar sobre economia e finanças, li esse livro. Essa é uma leitura obrigatória até para quem não gosta muito de ler. Foi essencial para mim”, finaliza Deivyd.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!