O CUPOM FISCAL recebido após uma compra costuma ser ignorado pelos consumidores. Uns guardam sem nem olhar, outros jogam no primeiro lixo que encontram e outros ainda nem o pegam. Mas conferir a notinha que recebemos dos varejistas é fundamental para saber se o valor pago foi exatamente o anunciado no momento da aquisição e se determinado desconto prometido foi realmente aplicado no caixa. Ou seja, é uma maneira de proteger o seu dinheiro.
Exigir a nota fiscal também é um exercício de cidadania, pois é uma prova de que a compra do produto foi legal. Além disso, ao emitir a nota, a empresa é obrigada a pagar os impostos que incidem sobre a venda. Esse valor retorna à população em forma de serviços oferecidos pelos governos municipais, estaduais e federal.
Neste infográfico — construído com apoio do conteúdo do Torneio de Educação Financeira, do Instituto XP — mostramos como identificar as informações contidas nas letrinhas miúdas da nota. Na sua próxima aquisição, não deixe de conferir o cupom fiscal para ter certeza de que está pagando exatamente pelo que comprou.