Os brasileiros estão mais endividados do que nunca. Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 77,9% das famílias do país fecharam 2022 com alguma conta em aberto, e o principal responsável por esse endividamento foi o cartão de crédito, que representou 86,6% das dívidas.
Apesar de ser uma das alternativas de crédito mais caras, com altas taxas de juros, o cartão está entre as mais utilizadas. A seguir, deciframos as informações da fatura do cartão de crédito para ajudá-lo a fugir das armadilhas do dinheiro de plástico.
1. RESUMO DA FATURA
Traz os valores pendentes de faturas anteriores e novos gastos e pagamentos, além do valor total a ser quitado.
2. PAGAMENTO TOTAL
Valor total que deve ser pago referente às compras feitas até o dia do fechamento desta fatura.
3. DATA DE VENCIMENTO
Data limite para pagar o cartão sem multa e o acréscimo de juros por atraso. Tenha ela sempre em mente e, se for necessário, coloque um alerta, pois um descuido pode custar caro, literalmente.
4. LIMITE TOTAL DE CRÉDITO
É o valor que o banco oferece para o cliente gastar com o cartão.
5. LIMITE DE SAQUE
Valor disponível para saques no brasil e no exterior. Esse valor está disponível, mas no é uma boa opção usá-lo, porque as taxas cobradas costumam ser altas.
6. PAGAMENTO MÍNIMO
É o menor valor que pode ser pago. Apesar de parecer uma alternativa tentadora, não é uma opção recomendada, porque o valor não quitado é somado a encargos e juros, que aumentam a dívida.
7. PARCELAMENTO DA FATURA
Se o valor da fatura é maior do que a quantia disponível para pagá-la, há a opção de parcelar. Neste caso, o valor não quitado fica retido no limite e será somado a encargos e taxas mês a mês. Para evitar esse problema, o planejamento e o controle financeiro são aliados.
8. LANÇAMENTOS CARTÃO FÍSICO E VIRTUAL
Aqui ficam todas as compras feitas com seu cartão físico e virtual. confira cada item lançado e, caso não reconheça algum, contate o banco imediatamente. O ícone ao lado da data indica se a compra foi feita por aproximação, chip ou on-line.
9. JUROS DE FINANCIAMENTO
Sempre que o valor total da fatura não é pago, o cliente estará financiando o saldo devedor, no chamado crédito rotativo. O percentual do juro varia de acordo com o banco, mas em todos eles o valor é bem alto. Segundo dados do Banco Central, em dezembro de 2022, os juros cobrados pelos bancos pelo rotativo foram de 409,3% ao ano.
10. JUROS DE MORA E MULTA POR ATRASO
Ao atrasar a quitação da fatura, você terá que pagar os juros de mora e a multa por atraso. O valor é um percentual da dívida mais os juros de atraso por dia.
11. IOF DE FINANCIAMENTO
O imposto sobre operações financeiras (IOF), como o próprio nome já diz, é um valor aplicado sobre as operações feitas com o dinheiro, inclusive no uso de crédito. Você sempre o encontrará na fatura. O valor da taxa varia de acordo com o total gasto e é maior em compras internacionais.
12. CET DO FINANCIAMENTO DA FATURA
O custo efetivo total demonstra quanto o banco cobra por financiar sua dívida de cartão de crédito, incluindo juros, impostos e outros tributos.