Corinthians é o vencedor da Copinha 2024

A maior competição de base do Brasil revela grandes talentos do futebol
6 de fevereiro de 2024 em Edições Impressas, Nacional
Gol de Kayke em Corinthians x Cruzeiro, final da Copinha (Foto: Marcos Ribolli/Globo Esporte)

HEN-DE-CA-CAM-PEÃO. O Corinthians venceu pela 11ª vez a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a maior competição de times de base do Brasil. A final, tradicionalmente realizada no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, foi disputada contra o Cruzeiro. Jogando dentro de casa, na Neo Química Arena, o Corinthians venceu por 1 a 0, diante de 43 mil torcedores, que movimentaram mais de 1,2 milhão de reais em ingressos.

O time vencedor recebe como prêmio a consagração de seu bom futebol, destaque no campeonato e visibilidade aos jogadores, mas não há nenhuma premiação financeira a equipe ou atletas. Segundo a Federação Paulista de Futebol, organizadora da competição, o torneio possui alto custo em razão da agilidade. Nesta edição foram 255 jogos em 24 dias.

Também conhecida como Copinha, a disputa é realizada desde 1969 — e vem ganhando mais popularidade desde então. Atualmente, a final é transmitida na televisão aberta, movimenta a economia das pequenas cidades por onde passa e ainda é responsável por revelar diversos craques brasileiros.

Marcos Evangelista de Morais, conhecido como Cafu, foi um deles. O atleta disputou a Copinha em 1988, pelo São Paulo, e, no ano seguinte, ingressou na carreira profissional. Já em 1993, Rogério Ceni, considerado ídolo do São Paulo, foi revelado na edição em que seu time foi campeão. Neymar, um dos grandes nomes do futebol brasileiro atual, jogou a Copinha em 2009 e no mesmo ano se tornou profissional.

Assim como eles, Kaká, Casemiro, Lucas Moura, Gabriel Jesus, Lucas Paquetá, Fred, Endrick e muitos outros foram descobertos na Copinha.

Fontes: Federação Paulista de Futebol, Exame, Globo Esporte e Lance!

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!