No dia 12 de junho, a Kantar BrandZ, empresa de análise de dados, divulgou o “Kantar BrandZ most valuable global brands 2024”, ranking anual das cem marcas mais valiosas do mundo.
Você sabia? O ranking é elaborado com base em pesquisas e análises do desempenho financeiro das empresas, combinadas a opiniões de mais de 4,3 milhões de entrevistados sobre 21 mil marcas, em 532 categorias. |
Juntas, as cem companhias da lista alcançaram 8,3 trilhões de dólares (cerca de 44,8 trilhões de reais) em valor de mercado — um crescimento de 20% entre 2023 e 2024 e de 474% desde o lançamento do estudo, em 2006.
Nessa edição, o valor mínimo para ingressar no Top 100 foi de 19 bilhões de dólares (102,7 bilhões de reais).
Destaques da lista
Pelo terceiro ano consecutivo, a Apple está no topo do ranking. A marca da maçã cresceu 15% em valor de mercado quando comparado ao ano anterior e se tornou a primeira da história a superar um trilhão de dólares.
A Nvidia, empresa que comercializa chips, avançou 18 posições e registrou o maior crescimento da lista: 178% em um ano.
Já a Oracle, que oferece soluções em banco de dados e serviços em nuvem, estreou no Top 10 avaliada em 145,5 bilhões de dólares (786,4 bilhões de reais), após crescimento de 58%.
TOP 10 das mais valiosas
1 – Apple – 1,01 trilhão de dólares (5,4 trilhões de reais)
2 – Google – 753,4 bilhões de dólares (4,07 trilhões de reais)
3 – Microsoft – 712,8 bilhões de dólares (3,85 trilhões de reais)
4 – Amazon – 576,6 bilhões de dólares (3,11 trilhões de reais)
5 – McDonald’s – 221, 9 bilhões de dólares (1,19 trilhão de reais)
6 – Nvidia – 201,8 bilhões de dólares (1,09 trilhão de reais)
7 – Visa – 188,9 bilhões de dólares (1,02 trilhão de reais)
8 – Facebook – 166,7 bilhões de dólares (841,5 bilhões de reais)
9 – Oracle – 145,4 bilhões (785,9 bilhões de reais)
10 – Tencent – 135,2 bilhões (730,7 bilhões de reais)
E as brasileiras?
Marcas brasileiras não foram listadas na classificação geral, mas a Brahma e a Skol integram o ranking de bebidas alcoólicas. A primeira ocupa o 11º lugar, valendo 6,5 bilhões de dólares (35,1 bilhões de reais) e segunda aparece na 14ª posição, com 6,07 bilhões de dólares (32,8 bilhões de reais).
Fontes: Kantar BrandZ e Estadão.