O Congresso dos Estados Unidos aprovou e o presidente do país, Joe Biden, sancionou em 24 de abril, o projeto de lei para banir do país o TikTok, aplicativo de vídeos curtos mais popular do mundo.
A razão por trás dessa decisão é a preocupação com a segurança nacional. O TikTok é controlado pela ByteDance, uma empresa chinesa, e muitos políticos norte-americanos acreditam que isso pode colocar em risco a segurança do país. Eles temem que a ByteDance possa ser obrigada a compartilhar dados com o governo chinês, o que poderia ser perigoso para os EUA.
O que isso significa para o TikTok?
Agora, a ByteDance tem 270 dias para vender o TikTok para um proprietário norte-americano. Se não o fizer, o aplicativo será banido nos EUA, o que significa deixar de ser oferecido em plataformas como App Store e Google Play.
Para aprovar o banimento, o projeto de lei foi incluído em um pacote maior, que também tratava de ajuda financeira para Ucrânia, Israel e Taiwan.
Um porta-voz do TikTok disse que a proibição afetará a liberdade de expressão de 170 milhões de norte-americanos e prejudicará sete milhões de negócios que usam a plataforma para se conectar com os clientes. Segundo ele, o aplicativo nunca compartilhou dados sigilosos com o governo chinês.