O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que a primeira edição dos Jogos Olímpicos de eSports será realizada em 2025. O COI fechou um acordo com a Arábia Saudita para que o país seja a sede de edições anuais do evento pelos próximos 12 anos.
Atualmente, o mercado de games está avaliado em 300 bilhões de dólares (em torno de 1,6 trilhão de reais) e reúne mais de 2,5 bilhões de jogadores pelo mundo. Cerca de 40% dessa indústria já é controlada pela Arábia Saudita.
A nação do Oriente Médio incentiva o esporte eletrônico e estuda investir 38 bilhões de dólares no segmento (208,4 bilhões de reais) até 2030.
Além da Olimpíada, a Arábia Saudita sedia a Copa do Mundo de eSports, que começou em 1º de julho e vai até 25 de agosto, com premiação total de 60 milhões de dólares (329 milhões de reais).
Os eventos fazem parte do programa Visão Saudita 2030, liderado pelo príncipe herdeiro e primeiro-ministro Mohammed bin Salman Al Saud, que deseja diversificar a economia do país para além do petróleo.
Tudo começou… A primeira competição profissional de videogame foi em 1972. A Olimpíada Intergaláctica de Spacewar (jogo de batalha espacial para computador) foi criada pela Universidade Stanford e teve cerca de 20 participantes. |
Fontes: Olympics, CNN e The News.