Ano novo, vida nova. Se é esse seu desejo para 2023 no que diz respeito às finanças, aqui vão cinco dicas para deixar de ser um devedor e se tornar um investidor. Elas foram sugeridas por Querli Tolfo, especialista em educação financeira do Ailos Sistema de Cooperativas.
1 – Entenda suas despesas
Mapeie todos os ganhos e gastos e os classifique por tipo de despesa (alimentação, educação, lazer, e assim por diante). Registre tudo em uma planilha, aplicativo ou caderno de anotações. Ao somar todas as despesas, fica mais fácil saber quanto é seu custo fixo mensal e, assim, organizar-se para que as despesas sejam menores do que os ganhos.
2 – Veja onde é possível economizar
Analisando seus registros, observe se há despesa supérflua, ou seja: itens que podem ser substituídos e até eliminados. Será que não há um plano de celular mais barato? Os gastos com itens exclusivos para o videogame não estão excessivos? Não daria para trocar a ida ao shopping por uma sessão de cinema com os amigos na própria casa?
3 – Elimine as dívidas
Se você tem dívida, seja de empréstimo ou cartão de crédito, avalie quais são as mais fáceis de renegociar com a instituição financeira. Priorize as que têm juros mais altos e tente ganhar mais tempo para quitá-las. O ideal é trocar uma dívida cara, que tem o juro mais alto, por uma dívida barata, com menores taxas de juros.
4 – Faça um planejamento financeiro
Todas as decisões de gastos devem ser tomadas a partir dos seus registros de despesas. Isso é o que faz um planejamento financeiro ter eficiência e não ser simplesmente uma anotação de gastos. Pode parecer chato no início, mas depois é rápido e libertador porque o coloca numa posição de autonomia sobre as próprias decisões. Estabeleça uma meta possível do que quer fazer até o fim do ano – seja um passeio, a compra de um novo videogame ou a realização de outro sonho. Poupar tendo um objetivo em mente ajuda a ter mais compromisso.
5 – Invista para o ano que vai começar
Entenda que poupar e investir são duas coisas diferentes. O primeiro é quando você gasta menos e guarda o dinheiro que sobrou naquele mês. Já investir é escolher um produto financeiro que mais se adeque ao seu perfil para gerar rentabilidade. Decida quanto vai investir, não menospreze o pouco que tem e busque cultivar o hábito de sempre guardar algum dinheiro. Estabeleça um valor mensal e considere esse como sendo um “boleto para você”, para ter um futuro mais tranquilo.
É dessa maneira que você começa a construir seu futuro rumo à liberdade financeira.