A brasileira Ester Alencar, atleta e técnica de futebol americano, representará o Brasil no mini-camp do Tampa Bay Buccaneers, time da National Football League (NFL), maior liga profissional do esporte no mundo. O mini-camp é um preparatório para futuros treinadores, inclusive da NFL, que selecionou candidatos de todo o mundo. Ester é uma das 25 escolhidas — entre 1.500 candidatos.
Durante uma semana, os selecionados aprenderão sobre a dinâmica e exigências da liga, com experiências dentro e fora de campo transmitidas por treinadores do Buccaneers. “Fico feliz em poder representar as pessoas que investiram tanto em mim e acho muito bonito que a representação na NFL seja com uma treinadora mulher”, diz Ester.
Entre os participantes do treinamento há mais quatro mulheres e apenas mais dois aspirantes a treinador de fora dos Estados Unidos.
Ester ingressou no futebol americano em 2015. Desde então, atuou como atleta e treinadora de diversos times. Hoje, é quarterback (lançadora) da seleção brasileira e técnica do Rio Preto Weilers e do Brasil Onças. “Espero aprender com o mais alto nível de futebol americano”, afirma.
A NFL
Criado em 1920, o campeonato é o mais popular dos EUA. Os 32 times que compõem a liga disputam, além do título, um lugar no Super Bowl, a final da competição, que inclui shows de grandes artistas. Em fevereiro, o evento da temporada 2023/2024, vencida pelo Kansas City Chiefs, teve apresentação de Usher e Alicia Keys. Anúncios de 30 segundos durante a transmissão custaram, em média, 7 milhões de dólares (cerca de 35 milhões de reais) e a audiência bateu o recorde de 123,4 milhões de espectadores.
Fontes: Buccaneers e Globo Esporte.