8 mins

Brasil tem um dos piores desempenhos em avaliação internacional de matemática

Segundo o estudo, 62% dos adolescentes brasileiros não conseguem realizar todas as operações básicas com números inteiros ou interpretar informações de um gráfico
4 de dezembro de 2024 em Nacional
Aula de matemática (foto: Getty Images)

O Brasil registrou o pior desempenho global entre estudantes do 8º ano em matemática, conforme os resultados do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS), avaliação internacional aplicada em 2023. Apenas 38% dos jovens brasileiros dessa série alcançaram o nível mínimo esperado na disciplina, em contraste com uma média global de 81%.

Com uma pontuação de 378 pontos, o país divide a última posição com Marrocos, ficando atrás de países como Malásia, Arábia Saudita e África do Sul. Segundo o estudo, 62% dos adolescentes brasileiros não conseguem realizar todas as operações básicas com números inteiros ou interpretar informações de um gráfico.

Problemas também nos anos iniciais

No 4º ano, mais da metade (51%) dos alunos brasileiros não atinge o nível mínimo em matemática, ficando atrás de 60 das 64 localidades avaliadas. Com uma pontuação média de 400 pontos, o Brasil supera apenas Marrocos, Kuwait e África do Sul.

Os resultados revelam uma grave lacuna no aprendizado inicial. “Não conseguimos garantir nem que metade das crianças aprendam o básico, enquanto outros países têm mais de 90% dos alunos nesse nível”, afirma Ernesto Faria, diretor do Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), em entrevista à Folha de S. Paulo.

Enquanto a média global mostra que 91% dos estudantes de 4º ano alcançam o nível mínimo esperado, no Brasil, apenas 49% chegam a esse patamar. O desempenho dos alunos brasileiros é considerado insuficiente até mesmo em operações simples de adição e subtração com números de mais de três dígitos, além de multiplicações e divisões com números inteiros.

Diferenças de gênero e desempenho em ciências

Tanto no 4º quanto no 8º ano, meninos têm um desempenho superior ao das meninas em matemática, e essa disparidade é mais acentuada no Brasil do que em outros países avaliados. Já em ciências, os resultados são ligeiramente melhores: no 8º ano, 42% dos jovens não conseguem demonstrar conhecimentos básicos sobre funcionamento de células e órgãos, enquanto no 4º ano, 39% dos estudantes não sabem identificar características básicas da Terra, plantas ou animais.

A pontuação média em ciências foi de 425 pontos no 4º ano e 420 pontos no 8º ano, ambas significativamente abaixo das médias globais de 494 e 478, respectivamente.

Outros resultados ruins

Essa não é a primeira avaliação que mostra um resultados ruins em relação ao desempenho do ensino brasileiro. O Pisa, avaliação feita com alunos de 15 anos, mostrou que 7 em cada 10 estudantes brasileiros não aprendem o mínimo esperado em matemática. Considerando os 81 participantes do levantamento, o Brasil ficou na 65ª posição em matemática, em 52º em leitura e na 62ª posição em ciências, ou seja, a nação está entre as 20 piores do mundo em matemática e ciências, e entre as 30 piores em leitura.

Fonte: Folha de S. Paulo.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!