Os atletas brasileiros bateram o recorde de medalhas nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile, encerrados em 5 de novembro. Foram 205 conquistas.
No quadro de medalhas, o país ficou em segundo lugar, atrás dos Estados Unidos. Foram 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes. O recorde anterior fora em Lima, no Peru, em 2019, quando o país subiu 169 vezes ao pódio.
Nesta edição, 41 países disputaram 58 modalidades. Algumas delas classificaram atletas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, como boxe, surfe, tênis e ginástica artística.
O Brasil mandou 622 atletas ao Pan, a maior delegação da história. Boxe, ginástica artística, remo, skate, natação e tae kwon do foram algumas das modalidades que renderam ouro para o Brasil. O nadador Guilherme Costa foi o atleta com maior número de medalhas de ouro — voltou para casa com quatro.
“O resultado é fruto do trabalho de um grande número de pessoas”, disse Rogério Sampaio, diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB), de acordo com o UOL.
O governo chileno investiu 600 milhões de dólares (em torno de 2,9 bilhões de reais) em estrutura para o evento.
Jogos Parapan-Americanos 2023
No dia 17 de novembro, 323 atletas, de 17 modalidades, representarão o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, Chile. Em 2019, a delegação brasileira bateu o recorde da história da competição, com 308 medalhas.
Fontes: Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, Olympics, O Lance e Jovem Pan.