Em 29 de novembro, última sexta-feira do mês, acontecerá a Black Friday, um dia de promoções realizado por lojistas. Muitos consumidores aguardam todo o ano para comprar itens com descontos. Em 2024, 85% das pessoas desejam comprar algo na data, segundo pesquisa do Mercado Livre e do Mercado Pago.
Em 2023, no Brasil, o faturamento do e-commerce na Black Friday chegou a 5,23 bilhões de reais, de acordo com o levantamento da Neotrust e ClearSale. A expectativa para este ano é muito maior: 7,93 bilhões de reais somente no comércio eletrônico, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), com uma média de gasto de 738 reais por consumidor, somando 10,7 milhões de pedidos.
Segundo pesquisa realizada com 27 mil brasileiros no início de outubro, os itens mais desejados são os eletrodomésticos, seguidos por objetos de decoração e eletrônicos. Os consumidores esperam descontos acima de 60%. Mais da metade dos entrevistados (54%) planejam pagar as compras com cartão de crédito, 19% com Pix, 16% com outras linhas de crédito e 10% com cartão de débito.
Segura a emoção
Apesar da tentação dos preços mais baixos, especialistas recomendam que os consumidores comprem apenas itens necessários e evitem aquisições por impulso.
Para ajudá-los nessa difícil tarefa, o TINO Econômico relembra uma lista de cinco perguntas que merecem ser feitas antes de tomar a decisão de comprar ou não.
Eu vou usar bastante?
Eu realmente preciso?
Eu já tenho algo parecido em casa?
Eu não posso consertar o que tenho em vez de comprar um novo?
Eu não posso pegar emprestado de alguém?
Se, após responder essas questões, você entender que a compra é necessária, vá em frente. Caso contrário, vale pensar em investir o valor economizado em um plano de longo prazo, como um curso, uma viagem ou até uma casa.
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Fontes: Cultura e CNN.