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No dia 20 de julho, a Barbie ganha vida em um novo filme. Celebrando 64 anos desde o lançamento da boneca, a Mattel, marca criadora do brinquedo, comemora o sucesso e a expansão de seus produtos e serviços para todas as idades e em todo o mundo.
A história do mundo cor-de-rosa da boneca reconhecida pelos cabelos loiros começou em 1959. De lá para cá, ela se reinventou e acompanhou a evolução do mundo real. A Barbie ampliou a paleta de cores do armário, ganhou novos estilos de cabelo, cor da pele, escolheu as mais variadas profissões, de astronauta a professora de ioga, para mostrar aos fãs que pode se tornar o que quiser – e eles também.
Além das profissões, a Barbie ganhou casa, carro, avião, desenhos e agora um filme protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling, que interpretam a jornada de Barbie e Ken além dos muros da Barbie Land. A história tem mobilizado desde quem acompanhou o nascimento da boneca, em 1959, até as crianças que estão ganhando a primeira Barbie.
Um filme de sucesso antes da estreia
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Barbie estreia no Brasil no dia 20 de julho, mas o filme já levou o título de mais procurado e comercializado em pré-venda do ano. Segundo dados da Ingresso.com, um dos maiores sites de venda de tickets do país, a compra das entradas antecipadas superou a expectativa em 166%.
Durante o período em cartaz, a Mattel espera somar ao seu cofre mais de 400 milhões de dólares (cerca de 1,922 bilhão de reais).
Nos Estados Unidos, especialistas tiveram acesso ao filme durante o pré-lançamento e destacaram a qualidade da produção. Com sucesso de crítica, há quem aposte em uma indicação ao Oscar.
A confiança no sucesso do filme chegou ao salário dos protagonistas. Margot e Ryan receberam 12,5 milhões de dólares cada (59,9 milhões de reais) para estrelar a produção, segundo a Variety.
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Mundo cor-de-rosa apenas na Barbie Land
Para construir o universo Barbie Land, a produção do filme comprou todo o estoque da tinta rosa da marca Rosco, responsável pelo fornecimento da cor usada no cenário. A grande compra comprometeu a logística da empresa, que enfrentou escassez nas lojas.
Surfando na onda
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Basta sair de casa para ver que a cor do filme está cada vez mais presente no mundo real. Lojas, brinquedos, alimentos, maquiagens, jogos, acessórios e até uma exposição que reproduz a casa da Barbie estão disponíveis aos fãs.
As marcas atentas ao sucesso da boneca aproveitaram para surfar na onda do momento e lucrar com a novidade.
C&A, Renner, Riachuelo, Ipanema e Zara fecharam parcerias com a Mattel para lançar coleções de roupas e brinquedos relacionadas ao filme e à boneca.
Já no mercado internacional, Xbox, NYX, Forever 21 e GAP são algumas das marcas associadas a Barbie.
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Em Malibu, nos Estados Unidos, o Airbnb, plataforma de aluguel de hospedagens, montou uma casa da Barbie, conhecida como DreamHouse, para que os fãs possam alugar. Uma noite no mundo cor-de-rosa custa 52 dólares por pessoa (250 reais).
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Já no Brasil, a casa da Barbie virou exposição: a Barbie Dreamhouse The Experience reproduz diversos ambientes da residência da boneca em 650 m2, dentro do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Os ingressos variam de 25 a 70 reais. Todas as datas até o início de agosto estão esgotadas.
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Os alimentos também receberam novas cores para acompanhar esse sucesso. O Burger King apostou em uma mostarda e um milkshake rosa, em um combo completo para os fãs da Barbie. Em sintonia, os cinemas lançaram combos com pipocas e baldes cor-de-rosa para quem for assistir ao filme.
Levando a cor para o mundo virtual, o Google não ficou para trás e ganha um tom rosado toda vez que alguém digita termos como “filme da Barbie”, “Margot Robbie” ou simplesmente “Barbie”.
Tantas parcerias e contratos de licenciamento da Barbie podem fazer com que a Mattel amplie o faturamento para além dos ganhos com a bilheteria do filme.